Você sabia que fazer listas de tarefas aumenta a dopamina no seu cérebro?

A dopamina é o neurotransmissor da sensação de prazer, e está diretamente ligada às nossas funções cognitivas: conhecimento, resolução de problemas, memória e atenção, tomada de decisão e realização de ações. Isso tudo afeta a sua energia, teu foco e até o teu humor pois ela que nos traz o sentido de recompensa.

Quando a gente se coloca em uma posição de organização, faz a listagem de to do’s, e vai dando check no que já realizamos ela começa a reagir. Pois você envia uma mensagem ao seu cérebro dizendo ‘ei, não se preocupe com isso, já listei aqui minhas tarefas do dia e você pode se concentrar em outras coisas agora’. ~ é basicamente isso.

Você vai ver que conforme for dando check nas tarefas, por mais simples que sejam, isso libera uma felicidade enorme dentro da gente, nos proporciona a sensação de controle e segurança de saber o que precisa se feito e nos faz ter mais foco pois estamos motivados, inspirados e com energia de ação. Pode parecer mágica, mas não é, é a dopamina reagindo em você, quanto mais ela reage, mais você age! 

Mas para conseguir isso tudo, você precisa começar pois ela não trabalha e nem dá o start sozinha, pois como já diria o ditado, “there’s no free lunch”! Dê o primeiro passo na sua organização diária, assuma o papel de estagiário administrativo do seu cérebro, pois só o fato de realizar uma lista, já vai te dar a sensação de recompensa. Tarefa 1: listar tudo – check! E então você parte para a realização, sempre pelas mais rápidas, menos complexas, e mais fáceis de se realizar. Dica de ouro, hein?

Confesso aqui perante cadeia nacional que muitas vezes eu roubo no jogo. Muitas vezes quando vou listar meus compromissos, já realizei alguns antes de lembrar de fazer a lista. E aí que está o pulo do gato: colocar o que você já fez no dia, na mesma lista do que ainda precisa ser realizado. E aí você inicia com vários checks já dados, ou seja, super combo de dopamina de uma só vez <3 Fantástico, não?

Portanto, listem. Pega teu bloquinho, planner, bloco semanal, rascunho, parede… E lista tudo para não esquecer de nada!

Coloca tudo na ponta do lápis e depois faz uma dancinha da vitória aí com seu cérebro pra celebrar tudo o que vocês fizeram acontecer juntinhos. Você começa como estagiário, mas se fizer isso todos os dias e adotar como bom-hábito, te garanto que rapidinho você sobe na carreia 😉

Bora lá, listar? 😉

Compartilha tua opinião com o mundo!